Actividades

As actividades que planeamos vão de encontro à filosofia da Associação e à vontade dos nossos associados.

Para além das actividades de sensibilização ambiental que realizamos, no âmbito dos diferentes projectos, apresentamos, regularmente, propostas de actividades que têm como objectivo dar a conhecer a Natureza e todos os benefícios que ela nos pode trazer. 

Aventure-se nos nossos passeios de interpretação ambiental, conheça melhor a nossa fauna e flora, desfrute do contacto com a Natureza.

Participe e traga a família também!

Este workshop pretende fornecer aos participantes as bases fundamentais para o estudo de aves em Portugal e estimular o interesse pela ornitologia de uma forma prática e dinâmica.
Para isso, serão abordados em primeiro lugar vários temas relacionados com conhecimentos básicos sobre as aves, quais as suas principais características morfológicas, a sua importância ecológica, as suas principais ameaças e medidas de conservação, bem como outras curiosidades sobre estes animais. Em seguida, e sendo Portugal um país com uma grande diversidade de espécies, será realizada uma breve descrição para conhecer e identificar os principais grupos de aves e as espécies mais comuns que ocorrem em Portugal. Por último serão apresentadas várias técnicas de estudo de aves e métodos de amostragem mais utilizadas neste grupo de animais.
A componente prática deste workshop é composta por um passeio pedestre para observação e identificação de aves, aplicando todos os conhecimentos teóricos adquiridos.

 

Programa

Sábado 19/09/2020
10:00 – Receção dos participantes online e apresentação de entidades
10:10 – Introdução às aves: características gerais, diversidade mundial e nacional, importância ecológica, ameaças e principais medidas de conservação
11:00 – Introdução às técnicas básicas para identificação de aves: estruturas gerais, tamanhos, formas, padrões, vocalizações e habitats
11:30 – Pausa para café
11:45 – Introdução à identificação das aves de Portugal: apresentação dos principais grupos de aves e das espécies mais comuns em Portugal
13:00 – Almoço livre
14:00 – Início da sessão online e receção dos participantes
14:10 – Introdução às técnicas de estudo e métodos de amostragem de aves:
– Técnicas de estudo gerais (observação direta, escuta da vocalização, gravação de sons, anilhagem, seguimento remoto e censos dirigidos)
– Métodos de amostragem (levantamentos qualitativos e levantamentos quantitativos)
– Métodos complementares (análise de dieta, movimentos e comportamentos)
16:00 – Encerramento do dia (teórico e online) com resposta a dúvidas e questões

Domingo 20/09/2020
Componente Prática Opcional (Corroios, Seixal):
09:00 – Observação e identificação de aves em contagem de percurso por um trilho ao longo das instalações da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, Corroios.
12:00 – Pausa para almoço
13:00 – Observação e identificação de aves em contagem estacionária a partir de um local fixo no Moinho de Maré de Corroios
15:00 – Encerramento da sessão

 

Formador:
Bruno Herlander Martins

Normas de Funcionamento:
O Workshop será constituído por uma componente teórica online e por uma parte prática presencial realizada no exterior (opcional). A componente teórica será conduzida com recurso a uma plataforma de videoconferência. Desta forma, é necessário que os participantes tenham acesso a um computador com ligação à Internet. Para a parte prática serão seguidas todas diretrizes da Direção Geral de Saúde, estando, por este motivo, o número de participantes limitado, de forma a manter o distanciamento social e segurança de todos. No final de cada Workshop, serão enviados certificados de participação devidamente identificados.

Para mais informações: brama@vitanativa.org

Inscreva-se já!

 

A Vita Nativa irá estar presente na 11ª edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza a realizar em Sagres no primeiro fim de semana de Outubro.

Serão 4 dias de atividades para toda a família e os colaboradores da Vita Nativa estarão presentes a dinamizar as seguintes atividades:

Sexta-feira (2 de Outubro):

8h – Passeriformes migradoresSaída de campo direcionada para a observação e identificação de passeriformes migradores.

9h – Circuito de observação de aves: Realização de pequenos percursos a pé e de carro para observar diferentes espécies de aves que ocorrem na península de Sagres.

10h – Construção de Assobios e Chamarizes (EN): Nesta oficina vamos aprender a construir e utilizar alguns assobios e chamarizes, instrumentos musicais rudimentares, utilizados desde tempos imemoriais para atrair aves.

12h – Alojamento Local para Aves: Nesta palestra daremos a conhecer o projeto “Alojamento Local para Aves”, um projeto promovido pela Vita Nativa. no Algarve.

16h – Iniciação à Observação de Aves: Saída de observação de aves para principiantes, ao redor da vila de Sagres.

Sábado (3 de Outubro):

8h – Iniciação à Observação de Aves: Saída de observação de aves para principiantes, ao redor da vila de Sagres.

8h – Passeriformes migradores: Saída de campo direcionada para a observação e identificação de passeriformes migradores.

9h – Circuito de observação de aves: Realização de pequenos percursos a pé e de carro para observar diferentes espécies de aves que ocorrem na península de Sagres.

Domingo (4 de Outubro):

8h – Passeriformes migradores: Saída de campo direcionada para a observação e identificação de passeriformes migradores.

9h – Introdução às rapinas de Portugal: workshop de introdução às aves de rapina.

11h – Palestra OnlineA Natureza da Fábrica da Pólvora: Palestra sobre o trabalho desenvolvido pela Vita Nativa, através do Projeto Brama, na Fábrica da Pólvora no Seixal.

16h – Iniciação à observação de Aves: Saída de observação de aves para principiantes, ao redor da vila de Sagres.

17h – Anfíbios e Répteis do SO Algarvio: formação teórica seguida de uma saída de campo sobre diversidade, biologia, ecologia e conservação das espécies de répteis e anfíbios existentes em Portugal, especificamente no Sudoeste Algarvio.

18:30 – Tertúlia Aves & Vinho: Tertúlia informal onde os participantes serão convidados a aprender mais sobre as aves que ilustram as garrafas de vinho português. 

Segunda-feira (5 de Outubro):

8h – Iniciação à observação de Aves: Saída de observação de aves para principiantes, ao redor da vila de Sagres.

9h – Circuito de observação de aves: Realização de pequenos percursos a pé e de carro para observar diferentes espécies de aves que ocorrem na península de Sagres.

14:30 – Construção de assobios e chamarizes (PT): Nesta oficina vamos aprender a construir e utilizar alguns assobios e chamarizes, instrumentos musicais rudimentares, utilizados desde tempos imemoriais para atrair aves.

Arquivo de actividades