Atividades

As atividades que planeamos vão de encontro à filosofia da Associação e à vontade dos nossos associados.

Para além das atividades de sensibilização ambiental que realizamos, no âmbito dos diferentes projetos, apresentamos, regularmente, propostas de atividades que têm como objetivo dar a conhecer a Natureza e todos os benefícios que ela nos pode trazer. 

Aventure-se nos nossos passeios de interpretação ambiental, conheça melhor a nossa fauna e flora, desfrute do contacto com a Natureza.

Participe e traga a família também!

 

 

22 de janeiro de 2022 - Controlo de plantas invasoras no PNRF, Olhão

Uma planta exótica ocorre fora da sua área de distribuição natural, por ação humana. Estas introduções podem levar à sua expansão e dispersão para áreas adjacentes, alastrando-se muito rapidamente. Quando uma espécie exótica possui uma elevada capacidade de dispersão e uma grande produção de sementes, é considerada uma espécie invasora. 

Para combater esta problemática, a Vita Nativa está a promover ações de remoção de espécies invasoras no Parque Natural da Ria Formosa. Numa primeira fase, foi efetuado um levantamento das espécies exóticas/invasoras presentes na Quinta de Marim, localizando as principais zonas afetadas. Na primeira atividade realizada em dezembro de 2021 demos início a ações de controlo, através de técnicas específicas de erradicação.

Esta será a segunda ação que iremos dinamizar a fim de conseguir tornar as nossas áreas protegidas mais naturais e livres de espécies invasoras. Venha ajudar!

Caso pretenda participar, por favor, faça a sua inscrição para o email geral@vitanativa.org ou telemóvel 936 436 948

Horário: 9:00 às 11:00
 
Ponto de encontro: Receção da Quinta de Marim – Parque Natural da Ria Formosa – Olhão
 
Recomendações: É aconselhado o uso de roupa e calçado confortável.
 

29 de janeiro de 2022 - Curso de iniciação à fotografia de natureza

Este curso será conduzido pelo Ecólogo e Fotógrafo de Natureza e de Vida Selvagem Vasco Flores Cruz, que irá abordar conceitos básicos de fotografia de natureza, assim como dicas e conselhos importantes nesta modalidade. O curso é composto por uma parte teórica e uma prática.
Venha aperfeiçoar a sua técnica fotográfica e saber como capturar momentos únicos que a natureza tem para fornecer.
 
Horário: das 9:00 às 18:00
 
Ponto de encontro: Entrada da Casa-museu João Lúcio em Olhão (ecoteca)

Custo de inscrição: 25€ (sem material fotográfico incluído)
 
Inscrição: geral@vitanativa.org 
 
Recomendações: Recomenda-se que cada participante traga o seu equipamento fotográfico.
 
COVID 19: Serão seguidas as recomendações da DGS relativamente à pandemia. O uso de máscara será obrigatório durante a realização do curso. É também obrigatória a apresentação do certificado de vacinação ou teste com resultado negativo à chegada. 
 

Arquivo de atividades