Projecto Brama

Apresentação

O Projeto Brama pretende ser um veículo de informação, especialmente pelos meios em que a sua divulgação é mais difícil.

Apesar de surgir no seio de uma associação de Conservação do Ambiente, o âmbito do Projeto Brama é mais amplo, divulgando temas relacionados com diversas áreas do saber.

Fomentar o espírito crítico e dotar os cidadãos de ferramentas que lhes permitam tomar decisões esclarecidas – esta é a missão da Brama.

Objectivos

O objetivo do Projeto Brama é comunicar Ciência e Cultura de forma informal, simples mas rigorosa. Promovemos o encontro entre quem sabe e quem quer saber mais.

Acreditamos que a partilha de conhecimento é tanto mais fácil quanto mais próxima das pessoas e desenvolvemos esforços para que temas aparentemente complexos se tornem acessíveis a qualquer um, de forma a promover uma consciência social mais esclarecida e capaz de olhar para o mundo através de diferentes perspetivas.

O nosso compromisso é educar, esclarecer e estimular um espírito crítico informado, partindo do princípio de que não existem barreiras quando há vontade de aprender e ensinar.

Missão

Porquê? Facilitar a compreensão e o contacto com áreas do saber relacionados com Ciência e Cultura, esclarecer a população em prol de uma consciência social sucessivamente mais informada.

Como? Através de ações de sensibilização e formação, workshops e tertúlias em espaços públicos.

Para quem? Público geral, em especial o que tem menos contacto ou contacto dificultado a iniciativas do género

Acções

Actividades de Educação Ambiental em contexto escolar

Passeios interpretativos de Natureza (complemento às actividades escolares)

Tertúlias / Conversas informais com especialistas de uma determinada temática, em locais pouco prováveis (bares, galerias, clubes recreativos, etc.)

Acções de Formação / Cursos / Workshops / Ateliers